sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Biografia de Noel Rosa

Noel Rosa (1910-1937) 



Nasceu no dia 11 de Dezembro de 1910 no chalé 130 da rua Teodoro da Silva no bairro carioca de Vila Isabel, um dos maiores compositores de samba de todos os tempos (se não o maior), Noel de Medeiros Rosa, mais conhecido como Noel Rosa.

Noel Rosa aprendeu a tocar bandolim com a mãe, Martha de Azevedo Rosa, e foi introduzido ao violão (seu principal instrumento) pelo pai, Manuel Medeiros Rosa. 
Noel aprendeu a ler e a escrever com a mãe e, segundo Almirante, cursou o primário no colégio Maisonette.
Em 1927, voltava de uma noitada, quando encontrou sua avó paterna enforcada no quintal de sua casa; tinha se matado, repetindo o gesto de um bisavô de Noel.
Noel era muito mais ligado na música que nos estudos (ele que quase estudou medicina).

Noel Rosa e Bando Tangarás


Em 1929, juntamente com Almirante e João de Barro - o Braguinha (colegas de Vila Isabel), formam um conjunto que foi muito importante para Noel,o Bando dos Tangarás.
O repertório do conjunto se compôs de cantigas de inspiração nordestina, de acordo com a moda do momento.
Neste mesmo ano de 1929 ele começou a se tornar compositor, com a embolada "Minha Viola" e a toada "Festa no Céu".

Noel Rosa - Com que Roupa?

Em 1930/31 (?), compôs um de seus maiores sucessos, o samba "Com que Roupa?" (Agora vou mudar minha conduta...). "Com que Roupa?" virou o maior sucesso daquele carnaval. 
Esse samba tem uma história muito curiosa: Noel pediu para o maestro e violoncelista Homero Dornelas escrever uma melodia para o "Com que roupa?".
Homero sentou-se ao piano e pediu para que Noel cantasse o samba. Noel começou a cantar:
-Agora vou mudar...
Homero interrompeu e falou:
-Noel, esse samba não pode ser publicado, pois isso não é samba, é o Hino Nacional.
Homero tocou no piano o início do Hino e Noel se surpreendeu ao saber que fez um samba (que logo se tornaria o seu maior sucesso) com a mesma melodia do Hino Nacional.
Depois, Homero trocou algumas notas e o samba ficou pronto.

A partir de então não parou de compor sucessos, como "Três apitos", "Prá esquecer", "São coisas nossas" e por aí vai.

Felicidade - Noel Rosa

Em 1933 compôs um samba que quem escuta hoje em dia, nem acredita que ele foi composto há tanto tempo assim (por volta de 1933), o samba "Onde está a Honestidade?". Esse samba fala sobre os "lalaus" que infernizam a nossa vida desde aquela época e que ficou bastante conhecido na bela voz da cantora Beth Carvalho.


No início de 1934 começou uma das maiores polêmicas da musica brasileira: Noel Rosa compôs "Rapaz Folgado", uma resposta à "Lenço no Pescoço", do então jovem sambista Wilson Batista. Depois Noel compôs o grande sucesso "Feitiço da Vila" e Wilson respondeu com Frankeisten da Vila, sendo respondida por Noel com "Palpite Infeliz". 
Para finalizar a "briga musical", Wilson fez "Terra de Cego". 
Em sua música, Noel, estranhamente, criticava o malandro cantado por Wilson - logo ele, um apologista da malandragem. No fundo, o que havia era uma rixa por causa de mulher: Wilson tinha roubado uma namorada dele.

Noel Rosa x Wilson Batista

Depois de perder a namorada para Wilson, Noel conheceu na noite de São João de 1934 o grande amor de sua vida, a dançarina Juraci Correia de Moraes (então com 16 anos). Juraci serviu de inspiração de pelo menos 8 sambas de Noel e só meses depois eles se separaram). No dia primeiro de dezembro de 1934 casa-se com Lindaura.

Noel Rosa - Gago Apaixonado

Noel continuava Boêmio, frequentando a Lapa, comendo mal e a sua vida de excessos acabou fazendo com que contraisse Tuberculose.
Em 1935 viajou para BH, mas voltou muito mal. No dia 4 de maio de 1937, começou a agonizar em sua casa, na Vila Isabel.
Por volta das dez horas da noite pediu ao seu irmão Hélio que lhe virasse para o outro lado da cama, pois não estava se sentindo muito bem e faleceu minutos depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário