quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Morena boca de ouro (João Gilberto)


João Gilberto - Morena Boca de Ouro


Uma das qualidades que João admirava em Orlando Silva era o modo como nunca interpretava a mesma música da mesma maneira. Às vezes adiantava-se na letra, às vezes atrasava-se. Em uma entrevista de 1971 à Veja, João chegou a afirmar que Orlando foi o maior cantor do mundo em sua época. Sabia falar as frases com naturalidade e não exagerava em nenhum ponto da música. A palavra-chave, na declaração, é falar: essa foi a principal influência que João absorveu. Entre os azulejos do banheiro de Dadainha, percebeu que, usando mais o nariz do que a boca na hora de cantar, poderia eliminar o vibrato de sua voz. Cantaria mais baixo, mas assim podia manejar o tempo da letra como quisesse.Tornou-se sua marca registrada: o cantar falado, com a entonação correta e a pronúncia precisa de cada fonema. Daí vem sua fama de perfeccionista, que só os menos esclarecidos tomam por rabugice. Aloysio de Oliveira contou que, certa vez, teve de fazer 28 gravações de João Gilberto cantando Rosa Morena, de Dorival Caymmi, porque João não estava satisfeito com sua vocalização do o de Rosa. Nas palavras de João, em entrevista de 1971 à Veja: Sentia que aquele prolongamento do som que os cantores davam prejudicava o balanço natural da música. Encurtando o som das frases, a letra cabia certa dentro dos compassos e ficava flutuando. Eu podia mexer com toda a estrutura da música sem precisar alterar nada. Outra coisa com que eu não concordava eram as mudanças que os cantores faziam em algumas palavras, fazendo o acento do ritmo cair em cima delas para criar um balanço maior. Eu acho que as palavras devem ser pronunciadas da forma mais natural possível, como se estivesse conversando. Qualquer mudança acaba alterando o que o letrista quis dizer com seus versos.

Morena Boca de Ouro
(Ary Barroso)
Morena boca de ouro que me faz sofrer, o seu jeitinho é que me mata.
Roda morena vai não vai, ginga morena cai na cai.
Samba morena, e me desacata.

Morena é uma brasa viva pronta pra queimar
Queimando a gente sem clemência
Roda morena vai não vai, ginga morena cai não cai.
Samba morena com malemolência

Meu coração é um pandeiro, gingando ao compasso do samba feiticeiro.
Samba que mexe com a gente, samba que zomba da gente, o amor é um samba tão diferente.

Morena samba no terreiro, visando, vaidosa, sestrosa, meu coração.
Morena têm pena de mais um sofredor que se queimou na brasa viva do teu amor (2X)




Nenhum comentário:

Postar um comentário