quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Livro de Zuza de Melo descreve a excepcionalidade musical de João Gilberto


Aguçado sentido auditivo tornou João Gilberto um músico raro


Zuza Homem de Mello neste quadro do programa "Olhar Literário" conta como organizou em um volume de 128 páginas toda sua pesquisa sobre João Gilberto.







João Gilberto é conhecido pelo seu método inovador de tocar violão e de cantar uma canção. O músico surgiu em 1958 com uma técnica ainda não conhecida e, além da influência musical, ele conseguiu criar um som diferenciado. Segundo Zuza, o músico tem um aguçado sentido auditivo, estimulado ao longo de anos. Ele se tornou um raro artista de sua categoria --a de primeira grandeza-- que é dono de si próprio em absoluto domínio de sua carreira, canta e grava o que quer, quando quer: é um caso quase impossível de imaginar nas circunstâncias atuais da música dita popular. A cronologia é um balizamento tão completo quanto possível de suas atividades artísticas. A discografia inclui detalhes dos LPs e CDs sob seu nome, com sucintos comentários tentativamente recolhidos na época do lançamento. E o apêndice "Pontos de Vista" retrata impressões solicitadas especialmente para este livro, de quem não atua na música.

Zuza Homem de Mello é o autor de "Folha Explica - João Gilberto", uma obra que analisa o trabalho do músico como, por exemplo, a letra e a harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário