Club Minton’s Playhouse - Bairro do Harlem - New York – década de 40
O Minton's Playhouse era um bar musical no Harlem, frequentado por músicos pouco conhecidos, que tinham liberdade de “dar canjas” no final da noite. Eram músicos insatisfeitos com o que predominava no jazz de sua época, que pretendiam dar vazão à linguagem de vanguarda de que gostavam. Entre eles estavam Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Charlie Christian, Howard Mc Ghee, Kenny Clark e outros. Os músicos adoravam as inovações do pianista da casa, Thelonius Monk, com seu trio; aquela sim era a música do seu tempo. O que acontecia nesse bar foi presenciado por uma plateia reduzida de jovens, a quem a música que ouviam em rádio não satisfazia. Como os músicos, eles também ansiavam pelo novo. Exagerando, pode-se dizer que o Minton’s não era um bar bem sucedido comercialmente, mas aquele som era o do período de gestação do que seria o mais revolucionário momento da história do jazz: o Bebop.
Thelonius Monk - Round Midnight
Bar do Hotel Plaza – Copacabana – RJ – década de 50
O bar do Plaza era um bar musical de Copacabana, frequentado por músicos pouco conhecidos, que tinha liberdade de “dar canjas” no final da noite. Eram músicos insatisfeitos com o que predominava na MPB de sua época, que pretendiam dar vazão à linguagem de vanguarda de que gostavam. Entre eles estavam Antônio Carlos Jobim, João Gilberto, Carlinhos Lyra, Roberto Menescal, Milton Banana e outros. Os músicos adoravam as inovações do pianista da casa, Johnny Alf, com seu trio; aquela sim era a música de seu tempo. O que acontecia nesse bar foi presenciado por uma plateia reduzida de jovens, a quem a música que ouviam em rádio não satisfazia. Como os músicos, eles também ansiavam pelo novo. Exagerando, pode-se dizer que o bar do Plaza não era um bar bem sucedido comercialmente, mas aquele som era o do período de gestação do que seria o mais revolucionário momento da história da música brasileira: a Bossa Nova.
Johnny Alf - O Que é Amar
Fonte: "Eis aqui os bossa-nova" (Zuza Homem de Mello)
Apresentação de videos,
áudios, histórias e outras
informações sobre a Bossa
Nova
ShareThis
Por que criar o blog?
Confesso que a minha intenção foi mais individualista, de uso pessoal. Adoro bossa nova e acredito que essa é a melhor maneira de reunir e disponibilizar o material que considero importante sobre o assunto. Os vídeos e textos que vejo em diferentes mídias, as músicas, as informações históricas e, principalmente, tudo o que diz respeito aos meus ídolos João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Os curtidores de bossa nova, como eu, terão aqui também uma boa fonte complementar de apreciação e consulta. Procuro sempre qualificar positivamente os itens constantes no blog. As postagens vêm sendo apresentadas por cantor/compositor que considero importante. E até repito as canções que gosto mais, além de incluir algumas que não são exatamente bossa nova. Livre arbítrio do criador, né!?...rss. Sugestões e novas contribuições serão sempre muito bem-vindas (envie pf um email para pblcefor@gmail.com).